top of page
12._Teatro_da_Trindade_Ben_do_Rosário.jpg

 

A primeira mulher a tocar profissionalmente Guitarra Portuguesa no FADO a nível mundial.

Num território historicamente ocupado por homens, uma mulher sobressaiu, fez deste instrumento seu, e trouxe-o para o primeiro plano da música. 

 

A Guitarra Portuguesa está muito associada ao Fado, e Marta, não esquecendo as raízes e a tradição, arriscou novas sonoridades e procurou dar voz ao seu instrumento pelo mundo do Jazz, World Music, Música Portuguesa.  

 

 

QUEBRA BARREIRAS UNINDO FRONTEIRAS

 

Marta Pereira da Costa une fronteiras através da sua música, juntando as origens do Fado a diferentes estilos e sonoridades - criando o seu registo próprio.

Um olhar diferente sob o instrumento de sempre, que crescentemente distingue a Marta pelo mundo.

PERCURSO

 

Marta Pereira da Costa inicia a sua formação musical no piano aos 4 anos; estuda 2 anos de guitarra clássica aos 8; aos 18, inicia-se na guitarra portuguesa.

 

Licencia-se em Engenharia Civil, e depois de exercer 8 anos, em 2012, abandona a actividade e dedica- se em exclusivo à música e à guitarra portuguesa iniciando assim a sua carreira a solo. 

 

Em 2012, gravou para os “Fados de Amor” de Rodrigo Costa Felix, o primeiro disco da história do fado onde a guitarra portuguesa no disco é tocada exclusivamente por uma mulher. O álbum foi premiado como “Melhor Álbum de Fado de 2012” pela prestigiada Fundação Amália Rodrigues. 

 

Em 2014 foi distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues, com o “Prémio Instrumentista”. 

 

Em 2016 edita pela Warner Music Portugal o seu álbum de estreia que contou com a 

participação de nomes conhecidos do panorama musical mundial como o baixista Richard Bona ou a cantora Iraniana Tara Tiba, ou da cena musical portuguesa, como Dulce Pontes, Camané ou Rui Veloso. 

Tem feito as mais variadas parcerias em concertos: Tiago Bettencourt, Mayra Andrade, Tito Paris, Rui Veloso, Dulce Pontes, Toquinho, Hamilton de Holanda, Maestro Jaques Morelembaum etc. 

 

Realiza vários concertos pelo mundo fora: Brasil, EUA, Canadá, Suíça, Espanha, Holanda, França, Itália, Eslovénia, Roménia, Tunísia, Bulgária, Israel, Perú, Irlanda, Grécia, Dubai, Senegal, Marrocos, Luxemburgo.

 

Destacam-se os seguintes concertos: Teatro Tivoli esgotado (Lisboa, Portugal),  

NOS Alive (Lisboa), São João do Porto (Portugal), Festival MIMO (São 

Paulo, Rio de Janeiro e Amarante), Festival de la Guitarra (Córdoba, Espanha), Real Teatro Santa Cecilia (Palermo, Itália), SXSW Festival (Austin, Texas), Lincoln Center esgotado, NY Guitar Festival (New York City), Kennedy Center esgotado (Washington, DC).

2019 começou da melhor forma com nova tour nos EUA de 9 concertos, dos quais 8 esgotados, coast to coast, destacando o Lincoln Center em NY, o Festival South by South West em Austin, e o Kennedy Center em Washington DC. A pandemia suspendeu os concertos marcados para o resto do ano.

 

O arranque pós-pandemia não poderia ter sido melhor. Em janeiro de 2022 Marta apresentou-se no Dubai Expo, no dia atribuído a Portugal. Em fevereiro, Marta participou como artista convidada do show do maestro e violoncelista Jaques Morelenbaum no Festival de Jazz de Trancoso, Brasil. Em Março, representou Portugal em Dakar, Senegal, no 9º Fórum Mundial da Água onde voltou para actuar no 10 de Junho. Em Abril, voltou ao Brasil para se apresentar com mais um nome enorme da música brasileira, Toquinho, em São Paulo.

Em território nacional, desenvolveu dois novos e inovadores projectos: concerto de guitarra portuguesa e Orquestra de Jazz, e guitarra portuguesa e cante alentejano. Em Maio, realizou 5 concertos em Tel Aviv, Israel. Em Junho, apresentou-se em Nova Iorque no Festival de Guitarra, num cartaz de luxo junto de nomes como Bill Frisell, Badi Assad ou Vieux Farka Touré. Em Julho, Viajou até ao Perú para dois concertos no âmbito da inauguração da Feira Internacional do Livro. Realizou uma tournée de 7 concertos coast to coast, passando pelo National Gallery e o mítico Blues Alley em Washington DC até ao Hawaii e mais 3 concertos na California.  

 

Marta tem vindo cada vez mais a representar Portugal em diversos eventos oficiais, como por exemplo a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, como eventos em Embaixadas espalhadas pelo mundo. Acompanhou o Presidente da República na visita de estado à Irlanda onde também actuou.

 

No primeiro semestre de 2023 Marta produziu e gravou o seu segundo álbum. Neste projecto Marta marca um encontro entre a Guitarra Portuguesa e o Piano.

“São Canções "Sem Palavras" numa conversa entre dois instrumentos, num ambiente intimista, onde há intenção, sensibilidade e o sentimento em cada nota, acorde ou silêncio.” (Marta)

Um projeto a quatro mãos, onde Marta, trazendo muito da linguagem pianística que tão bem conhece para a sua Guitarra, desenhou um espectáculo ao vivo com influências e artes complementares, onde o resultado é um concerto intimista e vibrante, ao som elegante da Guitarra Portuguesa, da sonoridade jazzística do Piano, ilustrado por surpresas ainda a desvendar.

Depois de passar por importantes palcos nos EUA, este novo projecto terá a sua apresentação em Portugal, em 2024, seguido de tournée.

Conta com várias composições da sua autoria, com “Verdes anos & Summertime”, “Aranjuez & Spain”, “Um homem na cidade”, entre outras surpresas.

 

No último trimestre deste ano gravou o programa TINY DESK na NPR.

Marta Pereira da Costa tem sido elogiada por todo o universo do Fado, mas também fora dele, por várias personalidades que lhe reconhecem enorme valor, esforço e coragem para se dedicar a um instrumento exigente, difícil e duro, e a uma arte que a fascina. 

 

 

REVIEWS

 

• "Stunning performance." Lincoln Center , USA

• "A richly chiming Lincoln Center debut by Fado guitarist Marta Pereira da Costa. She’s funny, and kind of badass: she knew she owned the crowd, and she didn’t try to hide it. In the world of fado, she’s a rarity, as a woman instrumentalist, composer and bandleader" New York Music Daily, USA

• "Sem medo, sem vergonha, percorreu as casas de Fado para aprender com os melhores" Revista Executiva, Portugal

• "Esta joven mujer vale su peso en oro" Diario El Correo, Espanha

• "[Marta demonstra] um crescimento sustentado e árduo, uma maturidade musical substancial e, acima de tudo, coragem para se assumir como compositora”. -VIP Magazine, Portugal

• "É uma mulher num mundo de homens. Ela rompe com a tradição. Tem uma visão contemporânea para a guitarra portuguesa de Fado que vai desafiar os amantes do instrumento." Revista Visão, Portugal

 

  

bottom of page